segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

social, a novidade do verão 2007

Com a chegada dos novos consoles e a popularização dos portáteis, gamers brasileiros preferem jogar com amigos


Games




JOCELYN AURICCHIO


Os amigos se mandaram para a praia e você ficou sozinho, mofando em São Paulo? Nada de jogar videogame sozinho por horas e horas ou render-se de vez ao tédio da Sessão da Tarde. A novidade é o 'jogo social', em que gamers se reúnem para jogar juntos, fazer novos amigos e, dali, partir para outras baladas.
No verão dos consoles de última geração - principalmente o Xbox 360, que desembarcou com tudo no Brasil no começo de dezembro - e com a popularização no País dos portáteis Nintendo DS e PSP, jogar não é mais sinônimo de isolamento, mas de interação. 'É um negócio de louco isso.
Venho aqui quase todo dia para jogar e ainda passo um tempão falando com o pessoal', conta Rodrigo Miranda. Durante as férias da faculdade, ele sempre vai a uma loja de games para encontrar os amigos e conferir as últimas novidades.
Depois de jogar, é normal engatarem outro programa. 'O legal é isso, jogar um pouquinho, conhecer gente nova... ficar enfurnado em casa não está com nada' diz.
O game que atrai Rodrigo é
Gears of War, lançado para o Xbox 360. Lançado oficialmente no Brasil, oferece uma jogabilidade diferente da maioria dos jogos. Em vez de obrigar o jogador a se dedicar horas e horas em isolamento, Gears estimula que se jogue em dupla ou pela internet, com vários jogadores. 'A gente conversa direto durante o jogo. Como as partidas são rapidinhas, dá para muita gente jogar', festeja Rodrigo, que depois de experimentar o game não vê a hora de comprar um console para jogar em casa com os amigos.
Mesmo quem já tem acesso à nova geração não abre mão de visitar as lojas, não para comprar, mas para trocar idéias e conhecer gente. É o que faz Henrique Borges, 12. 'Eu tenho o PS3 e o Xbox 360 em casa, mas ficar jogando sozinho não tem nada a ver', conta. 'Dá para passar um tempão conversando sobre várias coisas com gente legal', conclui.
Essa tendência de games mais simples e divertidos está se espalhando por todas as plataformas e influenciando o comportamento dos jogadores. A idéia é resgatar a alegria de jogar de antigamente, com os primeiros jogos da era Atari, que por conta da novidade, reuniam a família inteira.
A popularização dos consoles portáteis, como o Nintendo DS e o PSP, também está modificando o comportamento dos jovens. É cada vez mais comum ver animados grupos jogando nas praças de alimentação e corredores dos shoppings centers.
Esses portáteis permitem que várias pessoas joguem ao mesmo tempo, cada uma com seu equipamento, todos interligados sem fios. Para funcionar, eles precisam estar relativamente próximos, o que facilita a socialização.
Além de jogar, em alguns casos, como o Nintendo DS, é possível também participar de batepapos, o que pode resultar em paquera. Foi o que aconteceu com Claudio Tavares, 14. 'Estava num chat, no meio da praça de alimentação, e aí entrou uma garota online e fica


Cupido: Jovens que se conheceram jogando DS Lite estão juntos há 6 meses


mos falando. Quando olhei em volta, vi uma menina com um DS rosa na mão', conta. Era Marcia Castellari, 14, sua namorada já há 6 meses. ' Ele ficou olhando em volta sem saber quem eu era. Quando levantei meu DS, ele se aproximou e a gente acabou se conhecendo', conta Marcia.
Apesar de não serem novidade deste verão, as lan houses também são uma boa opção para os jovens se relacionarem.
Elas atraem tanto aqueles que não têm um console ou portátil de última geração quanto quem, mesmo tendo PCs turbinados, prefere jogar com os amigos a ficar em casa jogando sozinho. 'Não é porque a gente não viaja nas férias que tem que ficar largado em casa. Aqui na lan eu encontro o pessoal, jogo um pouco e depois vamos fazer outras coisas, como jogar futebol ou ir ao cinema', conta Rodrigo de Freitas Bellini, 13.
Seus amigos, João Gabriel Brito e Norton Romani, concordam: 'Aqui a gente joga com mais novos, mais velhos, tem até pai que vem com o filho e joga com a gente.' Como os games mais legais são jogados entre os próprios freqüentadores, eles acabam conversando durante ou depois. Os combates de
Counter-Strike continuam entre os favoritos do público. 'É um verdadeiro hábito social', conta Vinícius Ortiz, gerente de uma das mais badaladas lan houses da cidade. 'As pessoas se conhecem, conversam e acabam fazendo grandes amigos. Definitivamente, não é só para jogar que o pessoal vem aqui.'

? Leia maisnas páginas 4 e 5





estadao 08/1/2007 link

Nenhum comentário:

Postar um comentário