segunda-feira, 16 de maio de 2011

ARTES e EDUCAÇÃO pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística II Congresso Regional de Educação Artística

O Gabinete Coordenador de Educação Artística - GCEA da Secretaria Regional de Educação e Cultura - SREC promove o II Congresso Regional de Educação Artística, no Funchal. O congresso destina-se a professores, investigadores, estudantes, artistas, animadores culturais, agentes culturais e outros profissionais interessados nas áreas da educação e cultura e irá decorrer nos dias 8 e 9 de Setembro, no Madeira Tecnopólo. As inscrições já se encontram disponíveis no site www.congresso-artes.pt.vu ou no edifício-sede do GCEA até 31 de Julho, para o público e até 25 de Julho para os participantes que pretendem efetuar comunicações durante o evento.
O congresso centra-se nas temáticas Desenvolvimento da Criatividade na Educação Artística, Novas Tecnologias nas Artes e Abertura da Escola à Comunidade. Para além do congresso oficial, o evento inclui um concerto; uma feira de edições, a decorrer ao longo do congresso; e a entrega do prémio Educação Artística 2011, que procura premiar e reconhecer um projeto de referência no domínio das artes com ligação ao meio escolar.
Neste congresso o GCEA pretende promover o debate sobre o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos alunos, através da educação artística; e a importância das novas tecnologias no ensino artístico. As questões selecionadas são o suporte para o objetivo final: promover e disseminar projetos artísticos escolares, junto da comunidade.
Para promover o debate alargado dos temas expostos, a abertura do congresso fica a cargo de uma personalidade de reconhecida competência científica; são realizadas sessões plenárias para abordar os grandes temas da conferência; e workshops experimentais nas de artes plásticas, dança, música e teatro.
As inscrições são taxadas desde 30 Euros e todas as apresentações devem ser submetidas num resumo de 500 a 600 palavras, em fonte Arial e corpo 12, com espaçamento de 1,5, de acordo com as caraterísticas aprovadas pelo júri científico.
Algumas das melhores comunicações serão seleccionadas para integrar o segundo número de A Revista Portuguesa de Educação Artística que será lançada em 2012.

Por Ana Ventura
(*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário