domingo, 29 de novembro de 2009

Shakira e Bachelet querem apoio e proteção à infância




por LusaOntem POTUGAL DIÁRIO DE NOTÍCIAS PT
Shakira e Bachelet querem apoio e protecção à infância

A cantora Shakira e a Presidente chilena, Michelle Bachelet defenderam um esforço conjunto da América Latina para apoiar a protecção e o desenvolvimento da infância na região, tema que querem ver analisado na cimeira ibero-americana.

As crianças, entre os zero e os seis anos, são a nossa população mais vulnerável. Temos na América Latina 35 milhões de crianças, sem qualquer protecção do Estado", recordou Shakira.

A cantora colombiana deixou essa curta mensagem aos jornalistas numa comparência conjunta com Bachelet, perante os jornalistas, depois de uma reunião de trabalho em Lisboa.

Bachelet explicou que nesse encontro se analisou a importância "de apoiar a infância" e de desenvolver campanhas que "permitam um desenvolvimento infantil adequado".

"Sabemos que as crianças que recebam todas as condições podem ser crianças, mas também jovens e adultos mais felizes", afirmou Bachelet.

"A melhor maneira de garantir um melhor futuro para as comunidades na América Latina é que os governos e as ONG trabalhem juntos para levar adiante todas iniciativas para uma infância adequada", afirmou.

Nesse sentido, Bachelet disse que espera que o tema seja abordado na cimeira ibero-americana, que arranca hoje oficialmente em Lisboa, e que espera que esse objectivo se consolide na cimeira do próximo ano, na Argentina.

Na agenda da reunião de Shakira e Bachelet estiveram, entre outros, os vários projectos da fundação Fundação ALAS (América Latina em Acção Solidária) apoiada pela cantora.

Neste encontro, que decorreu antes do arranque da 19ª cimeira ibero-americana e onde participou também o economista Jeffrey Sachs, foram analisadas questões como o impacto da pobreza na infância.

A ALAS foi criada a 12 de Dezembro de 2006 na Cidade de Panamá, sendo liderada por alguns dos artistas, intelectuais e líderes empresariais mais influentes da região.

Criada para "mobilizar a sociedade latino-americana a favor da implementação de políticas públicas integradas de desenvolvimento infantil", a fundação trabalha no combate aos problemas de desnutrição que afectam nove milhões de crianças na região.

Entre os nomes que apoia a ALAS contam-se os cantores Alejandro Sanz, Chayanne, Eros Ramazzotti, Jenifer López, Michael Stripe (REM) e Miguel Bosé.

ASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário