quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

UMA ESCOLA SEM PARTIDO E TENDO COMO MOTE O BRINQUEDO







COMUNIDADE ESCOLA HERMILO BORBA FILHO RECIFE - PE
Um exemplo do Não   a ESCOLA SEM PARTIDO

Em tempos tão difíceis é bom relembrar: Estamos vivendo na atualidade um paroxismo sobre o valor da Educação. A Escola sem Partido vem de longe. Mas seu auge vem se dando de modo intenso em 2004, ganha corpo como projeto de lei 7180/2014, do deputado Erivelton Santana do Patri mas, que tem como seu maior marqueteiro o advogado Miguel Nagib, paulista, com cargo na Procuradoria do Estado de São Paulo.

O que nos chama atenção é a idiossincrasia da proposta, pois em termos, digamos, semióticos ou filológicos, não existe Escola sem Partido, pois na verdade o que se quer é implantar uma partidarização da direita e o solapar do pensamento crítico face um tsunami que se desdobra mundo afora, chegando às alturas com a turma do Sr. Bolsonaro.

O que se pretende é punir, castrar o acesso ao conhecimento nas suas amplitudes históricas e filosóficas, é manipular a escola e seus professores, e pior - o aluno. É uma demanda punitiva quanto ao crescimento das esquerdas no Brasil e, sobretudo, uma perseguição ao Partido dos Trabalhadores, maior partido com militantes no Brasil, reconhecido mundialmente. É a tentativa de um fascismo dos anos XXI.


-->
Isto posto, gostaria de relembrar a Comunidade Escola Hermilo Borba Filho, em Recife - Rua do Espinheiro, 273 (1980/1987), que mesmo nos fins da ditadura, foi uma Escola que militava por uma educação crítica, para um igual pensamento crítico. Tal escola, do qual fiz parte, nasceu de um sonho de intelectuais que tornou-se realidade, mas teve uma vida curta face às questões econômicas da época.

Leia toda


https://www.palavrasdosbrasileiros.com/2018/12/comunidade-escola-hermilo-borba-filho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário