Postagens mais visitadas
terça-feira, 1 de maio de 2012
JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo: A pesquisa “Jogos Matemáticos: uma alternativa para o ensino de Matemática de 5a a 8a série do ensino fundamental”, financiada pela BIC/FAPERGS e desenvolvida na URI – Campus de Frederico Westphalen de Agosto de 2007 à Julho de 2008, buscou investigar se os jogos matemáticos auxiliam na aprendizagem da matemática nas referidas séries, para tanto, inicialmente, buscou-se conhecer as contribuições da utilização dos jogos enquanto recurso didático para o ensino e aprendizagem desta disciplina e pesquisar jogos matemáticos que permitissem a exploração dos conteúdos de 5a a 8a série do ensino fundamental. Posteriormente, foram construídos diversos jogos matemáticos, sendo alguns adaptados de bibliografias e outros criados, em seguida foi elaborada e aplicada uma oficina pedagógica junto a professores, colaboradores voluntários da pesquisa que adaptaram os materiais a seus planejamentos aplicando-os junto a seus alunos, sendo que tais atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com jogos matemáticos. Durante as atividades, professores e alunos elaboraram relatórios manifestando suas opiniões e perspectivas em relação à utilização dos jogos como material didático, tais relatórios foram analisados ao fim da pesquisa, permitindo concluir que os jogos matemáticos auxiliam tanto o trabalho do professor, que pode tornar o seu planejamento mais dinâmico e atrativo, quanto a aprendizagem dos alunos, que têm a oportunidade de construir seus conhecimentos de uma forma mais interativa, dinâmica e prazerosa.
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário