sexta-feira, 4 de março de 2011

QUEM SE LEMBRA DA INFÂNCIA? IMAGENS DA INFÂNCIA NO MUSEU DE ARTE

DE SANTA CATARINA
REDDIG
1
, Amalhene Baesso
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Palavras-chave: Educação, Infância, Memórias.
Tal como a mãe, que aconchega no peito o recém-nascido sem
acordá-lo, assim também a vida trata, durante muito tempo, as
ternas recordações da infância.
Walter Benjamin
2
Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e
sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do
que comparação. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a
visão comungante e oblíqua das coisas. Eu tenho que essa visão
oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde
havia transfusão da natureza e comunhão com ela.
Manoel de Barros
3
Rememorando o passado tentando encontrar respostas para motivações que me
embalam hoje, reencontro-me com lembranças da minha infância e aqui narro um pouco de
minhas memórias, sejam elas visuais, sensoriais ou orais para com elas me aproximar mais da
pesquisa que ora alinhavo. É um tecer lento de fios emaranhados que, com paciência, vou
desatando os nós e reorganizando outra vez em forma de novelo. A nova tecedura passa a ser de
recordações e escritos do passado presentificado nos caminhos que percorro no momento,
vislumbrando outros possíveis caminhos no futuro. Faço uma longa viagem de volta, exercito o
pensamento guardado na memória e lá procuro o que trago da infância e porquê.


LEIA TEXTO COMPLETO CLICANDO NO TÍTULO !!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário