terça-feira, 27 de julho de 2010

Brinquedo une mundo real ao virtual -- retirado da folha eia mais á

Brinquedo une mundo real ao virtual
Helicóptero teleguiado chega às lojas do Reino Unido em agosto e usa a tecnologia de realidade aumentada

Denominado AR Drone, o aparelho transmite ao celular informações captadas por suas câmeras e sensores

LUIZ GUSTAVO CRISTINO
DE SÃO PAULO

Os brinquedos acionados por controle remoto, que agradam a garotos e marmanjos, chegam enfim à versão 2.0. Em agosto, será lançado no Reino Unido o AR Drone, helicóptero teleguiado que usa técnicas de realidade aumentada -sistema que combina o mundo real com o virtual.
O nome do aparelho, desenvolvido pela Parrot, empresa francesa de equipamentos eletrônicos, já revela sua origem. Associa a palavra "drone" (avião teleguiado) à sigla em inglês para realidade aumentada.
Pelo iPhone, iPod Touch ou iPad, o jogador controla o brinquedo equipado com câmeras, que captam e enviam as imagens à tela, para que o jogador tenha a perspectiva do piloto do veículo. O aplicativo que o acompanha cria obstáculos e inimigos, que devem ser eliminados com a arma virtual do game.
Essa união de imagens reais com um universo criado por software é conhecida como realidade aumentada. A tecnologia está presente em diversos joguinhos e aplicativos (leia textos ao lado).
Até agora, os produtos da Parrot não era brinquedinhos. De porta-retratos digitais a caixas de som sem fio, a empresa adaptou suas tecnologias tradicionais para desenvolver o AR Drone.
Com lançamento programado para setembro nos Estados Unidos, o helicóptero possui duas câmeras. A principal, frontal, capta as imagens enviadas à tela do controlador. Já a segunda, localizada na parte inferior do veículo, confere precisão aos cálculos de distância na direção vertical.
Com sensores próprios, o helicóptero é capaz de reconhecer outros AR Drones, o que permite também batalhas multijogador.
O aparelho, que será comercializado por US$ 299 a partir de setembro nos EUA, utiliza tecnologia de conexão sem fio para se ligar aos produtos da Apple.
A Parrot promete compatibilidade com outras plataformas dentro de alguns meses. Não há previsão de lançamento do AR Drone no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário