quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PIÃO


http://bit.ly/4B8rRB RETIRADO DE "CRIANDO CRIANÇAS"
Por Denise Carceroni


Os piões são conhecidos desde a antiguidade. Existem registros de piões na Babilônia e em Pompéia. Este popular brinquedo infantil também foi citado por grgos cerca de 5 séculos antes de Cristo.
WIKI
Pião (ou pinhão, como é chamado em algumas partes do Brasil, em corruptela de pião;[1] Xindire, em Maputo; N'teco, em Nampula e Mbila, no Niassa, em Moçambique[2]) é o nome dado em português aos vários tipos de brinquedo que consistem, na brincadeira clássica e antiga, em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido. Atualmente, há novos materiais para piões e esses materiais permitem girá-los sem a utilização de uma corda. Nos piões mais antigos, a corda é o intermerdiário que transmite a força motriz dos braços, fazendo girar o pião em movimentos circulares em torno do próprio eixo que, em equílibro, gira (por causa da inércia) até perder sua força e parar.
Os piões mais simples são feitos de plástico ou madeira e giram apenas com a força dos dedos (sem o auxílio e cordas ou molas), até pararem devido ao atrito com a superfície. Quanto mais rápido o pião estiver girando, mais equilibrado ele fica. Dependendo da superfície o pião pode não girar corretamente.
Ao longo da história, seu uso vem variando da mais simples brincadeira de criança até instrumento de advinhação e xamanismo. De fato, acredita-se que esta brincadeira (jogo), de origem arcaica, está associada com rituais de adivinhação e interpretação de presságios em certas épocas do ano, utilizando-se o pião para recriar o movimento dos astros, dando possivelmente como fruto a perinola.[3]
Para as comunidades hispânicas (e também do Japão e anglófonas) existe uma ligeira variante do pião, chamada de trompo, na verdade o mesmo pião com um corpo mais bojudo, cuja nomenclatura pode variar segundo o lugar e a época.[4] Existem também múltiplas denominações derivadas do termo "pião", consideradas incorretas em espanhol.[5] Nos países lusófonos, entretanto, é adotado o termo pião para designar este brinquedo.



Foi um dos brinquedos mais populadores e difundidos na América Latina e no sul da Espanha, sendo substituído gradativamente por jogos/brinquedos das novas gerações.[5] Sem dúvida, na tentativa de subsistir a tradição, os fabricantes de piões revolucionaram o conceito: atualmente encontram-se piões impulsionados por molas e métodos de fricção diferentes da corda. Novos modelos de piões, como o Beyblade e o Levitron, ainda possuem certa vigência no mercado e tem se desenvolvido uma estrutura em torno deles que vão das tradicionais brincadeiras até elaboradas competições freestyle.


Cela:
Faça um círculo (um metro de diâmetro, aproximadamente);
Joga-se um pião no centro do círculo;
Cada jogador joga um pião dentro do círculo (cela) sobre o que está lá. tenta puxá-lo para fora da "cela";
Se o pião ficar, está perdido;
Se com a batida no chão retirar qualquer outro pião de lá de dentro, o pião resgatado está ganho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário