Postagens mais visitadas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Brinquedo une mundo real ao virtual -- retirado da folha eia mais á

Brinquedo une mundo real ao virtual
Helicóptero teleguiado chega às lojas do Reino Unido em agosto e usa a tecnologia de realidade aumentada

Denominado AR Drone, o aparelho transmite ao celular informações captadas por suas câmeras e sensores

LUIZ GUSTAVO CRISTINO
DE SÃO PAULO

Os brinquedos acionados por controle remoto, que agradam a garotos e marmanjos, chegam enfim à versão 2.0. Em agosto, será lançado no Reino Unido o AR Drone, helicóptero teleguiado que usa técnicas de realidade aumentada -sistema que combina o mundo real com o virtual.
O nome do aparelho, desenvolvido pela Parrot, empresa francesa de equipamentos eletrônicos, já revela sua origem. Associa a palavra "drone" (avião teleguiado) à sigla em inglês para realidade aumentada.
Pelo iPhone, iPod Touch ou iPad, o jogador controla o brinquedo equipado com câmeras, que captam e enviam as imagens à tela, para que o jogador tenha a perspectiva do piloto do veículo. O aplicativo que o acompanha cria obstáculos e inimigos, que devem ser eliminados com a arma virtual do game.
Essa união de imagens reais com um universo criado por software é conhecida como realidade aumentada. A tecnologia está presente em diversos joguinhos e aplicativos (leia textos ao lado).
Até agora, os produtos da Parrot não era brinquedinhos. De porta-retratos digitais a caixas de som sem fio, a empresa adaptou suas tecnologias tradicionais para desenvolver o AR Drone.
Com lançamento programado para setembro nos Estados Unidos, o helicóptero possui duas câmeras. A principal, frontal, capta as imagens enviadas à tela do controlador. Já a segunda, localizada na parte inferior do veículo, confere precisão aos cálculos de distância na direção vertical.
Com sensores próprios, o helicóptero é capaz de reconhecer outros AR Drones, o que permite também batalhas multijogador.
O aparelho, que será comercializado por US$ 299 a partir de setembro nos EUA, utiliza tecnologia de conexão sem fio para se ligar aos produtos da Apple.
A Parrot promete compatibilidade com outras plataformas dentro de alguns meses. Não há previsão de lançamento do AR Drone no Brasil.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Entre os dias 9 e 10 de agosto, a Rede Nacional Primeira Infância

A Aliança pela Infância apóia a divulgação do evento organizado pela Rede Nacional Primeira Infância:
Oficina de Comunicação em Rede (9 e 10 de agosto em Brasília – DF)


Entre os dias 9 e 10 de agosto, a Rede Nacional Primeira Infância realizará mais uma edição da oficina de Comunicação em Rede. A oficina será iniciada com uma palestra do Professor Cássio Martinho seguida de um curso prático sobre ferramentas de Redes Sociais da Internet com Gustavo Amora, Consultor da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância.

A palestra de Cássio Martinho será realizada no dia 09 de agosto entre 8:30hs e 12:00hs. Será uma exposição sobre Operação e gestão de redes, abordando seus fundamentos, morfologia, gestão e horizontalidade nas organizações. O curso de ferramentas de Redes Sociais da Internet será realizado na tarde de 09 de agosto e durante a manhã e a tarde do dia 10 de agosto.

O objetivo da Secretaria é que os participantes saiam destes dois dias compreendendo uma nova forma de gestão das organizações, principalmente para aqueles que trabalham com articulação de Redes. Também será possível concluir a oficina dominando uma série de ferramentas de articulação e comunicação da Internet por meio de uma experiência prática onde todos vão aprender a utilizar as ferramentas a partir de seus computadores e na medida das sua disposição e interesse.

Inscreva-se

Objetivo da Oficina de Comunicação em Rede

A Oficina de Comunicação em Rede busca responder a essas e outras perguntas baseada no estudo das ferramentas de interatividade da Internet, analisando seu histórico, especificidade, utilização e potencial.

Além disso, o curso revela, a partir de exemplos de acontecimentos políticos do Brasil e de outros países, como estas ferramentas podem ser utilizadas no dia-dia da comunicação das organizações para fortalecer o vinculo com o a sociedade, o relacionamento com os formadores de opinião e com a mídia tradicional.

Como pensar a sustentabilidade das organizações sob o ponto de vista das Redes e o fato de que elas não são ferramentas apenas, mas a condição com a qual se produz conhecimento de forma interativa, autônoma, horizontal e permanente.

Conceitos Principais Abordados

Palestra sobre Redes

Fundamentos do conceito de rede

A morfologia da rede – a conectividade

Rede invisível

Densidade

Gestão e operação do trabalho em rede

O fenômeno das dinâmicas de colaboração horizontal

Das redes operativas às dinâmicas de rede e suas respectivas formas de gestão

Curso sobre ferramentas de Redes Sociais da Internet

- Como a Internet pode ser um grande mecanismo de interatividade e produção autônoma de conteúdos em uma Rede de organizações e dentro cada uma das organizações.

- Como utilizar as ferramentas de Redes Sociais da Internet para melhorar sua comunicação, potencializar suas campanhas, mobilizar seus parceiros e atingir o maior número de pessoas em um curto espaço de tempo e com custo mínimo.

- Por que e como monitorar o que está acontecendo na Internet?

- Como pautar a mídia tradicional a partir dos conteúdos produzidos e divulgados pela Internet?

Equipe

Cássio Martinho é jornalista, consultor e professor. Foi coordenador de redes da RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rio de Janeiro), onde apoiou a formação e a articulação de redes sociais em vários estados brasileiros. Foi fundador e articulador da Rede Mineira do Terceiro Setor. Atuou como especialista em redes e Terceiro Setor na AED – Agência de Educação para o Desenvolvimento (Brasília), onde concebeu cursos, articulou redes de desenvolvimento local e coordenou a produção de conteúdo do Projeto Comunidade Que Faz/Comunidade Ativa.

Consultor em gestão de redes para uma série de instituições governamentais, ONGs e entidades empresariais, além de uma série de projetos de redes sociais em todo o país. É professor dos cursos de pós-graduação “Gestão Social” (Fundação João Pinheiro) e “Gestão Cultural” (Centro Universitário UMA – BH, MG).

Autor dos livros “Redes – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” (WWF Brasil, Brasília, 2003); “Como elaborar projetos e captar recursos” (AED, Brasília, 2002); “Como fundar e gerenciar uma OSCIP” (AED, Brasília, 2002); e “Ser empreendedor no Terceiro Setor” (AED, Brasília, 2002).

Gustavo Amora – Cientista Político e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e consultor da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância.

Data, local e Inscrições (atenção para alteração do local):

Palestra Operação e Gestão de Redes de Cássio Martinho: Segunda-feira, 9 de agosto, 8:30/12:00. Casa de Retiro do Santuário São Francisco de Assis – CFEC End: SGAN 915 Módulos ABC CEP 70.790-150 Brasília – DF. Mapa aqui.

Serão disponibilizadas 30 vagas, por ordem de inscrição, faça sua inscrição clicando aqui. (Membros da RNPI tem vaga garantida, mas também precisam fazer inscrição).

Curso de Ferramentas de Redes Sociais da Internet: Segunda-feira, 9 de agosto, 14:30/18:00. Terça-feira, 10 de agosto, 8:30/12:00 14:30/ 18:00. Mesmo local.

Serão disponibilizadas 20 vagas, por ordem de inscrição, clicando aqui. (Membros da RNPI tem vaga garantida, mas também precisam fazer inscrição).

Hospedagem e alimentação

Será disponibilizada hospedagem em quartos duplos e alimentação para os parceiros da Rede de fora de Brasília que forem participar do curso. O novo local fica no final da Asa Norte, a 10Km da Rodoviária do Plano Piloto. O local é muito agradável e possui acesso a Internet e alimentação.

Para os demais inscritos, será oferecido almoço e lanches ao longo dos dois dias.

Prática

Descobrindo ferramentas como Twitter, Blogs e ferramentas associadas, cada pessoa utilizará as ferramentas por meio do seu computador pessoal e ao final, faremos atividades de mobilização na Internet para testar nossos conhecimentos e o potencial destas ferramentas.
Carga Horária da Oficina de Comunicação em Rede

16 horas (12 presenciais e 4 a distância). Nas presenciais, 4 serão práticas.

Requisitos

Para a palestra, não haverá nenhum requisito.

Para participar do curso é necessário ter disponibilidade para participar previamente da palestra. Além disso, solicitamos disponibilidade para participar de toda o curso, evitando assim, perda de informação e diminuição do ritmo dos trabalhos no segundo dia.

Para participar da oficina é necessário levar um computador portátil.

Público alvo

Militantes, equipes de comunicação das organizações da RNPI, articuladores e qualquer pessoa que precise lidar com mobilização.

*A oficina será gratuita e os recursos para sua realização são advindos de uma parceria entre a Rede Nacional Primeira Infância e o Instituto C&A.

Serviço:

Oficina de Comunicação em Rede

Organização: Rede Nacional Primeira Infância – RNPI

09/08/10 – 8:30hs / 12:00 – Palestra Cássio Martinho (30 vagas)

09/08/10 – 14:30hs / 18:00hs – Curso de Ferramentas de Redes Sociais da Internet (20 vagas)

10/08/10 – 8:30hs / 12:00hs e 14:30 / 18:00 – Curso de Ferramentas de Redes Sociais da Internet

Inscrições: Clique aqui e acesse o formulário

Local: Casa de Retiros do Santuário São Francisco de Assis – CFEC – Mapa

Módulos ABC – Anexo ao Santuário São Francisco de Assis, SGAN, 915 – Brasília – DF, 70790-150? – (0xx)61 3349-0230?

Dúvidas ou informações, escreva para contato@primeirainfancia.org.br


Atenciosamente,
Equipe de divulgação
Aliança pela Infância no Brasil
www.aliancapelainfancia.org.br
(11) 5853-8082