quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Games portáteis salvam desempenho da Nintendo
Quarta-feira, 10 de janeiro de 2007 - 14h15
TÓQUIO - A Nintendo espera que seu lucro anual mais que dobre este ano.


Isto pode se confirmar devido às fortes vendas do console portátil DS e de seus jogos.


O Nintendo DS, que se abre como um livro e permite que os usuários controlem os jogos usando uma caneta especial, permitiu que a empresa atingisse novos grupos de consumidores, tais como mulheres e pessoas mais velhas, com jogos como o "Nintendog", de treinamento de animais de estimação, e programas de perguntas e respostas.


Para se expandir ainda mais no mercado mundial de videogames, que movimenta 30 bilhões de dólares ao ano, a Nintendo também está apostando em seu novo console Wii, lançado para a temporada de festas na América, Europa e Japão, com o objetivo de derrotar a competição do Xbox 360, da Microsoft, e do PlayStation 3, da Sony .


A Nintendo elevou sua estimativa de lucro operacional em 28 por cento, para o recorde de 185 bilhões de ienes (1,6 bilhão de dólares) no ano fiscal que se encerrará em 31 de março, ante previsão anterior de 145 bilhões de ienes. A empresa registrou lucro de 90,3 bilhões de ienes no ano fiscal passado.


A alta nas vendas dos jogos da Nintendo representa um contraste com os problemas da Sony, sediada em Tóquio, que no ano passado teve de reduzir suas metas de embarque para o modelo PlayStation Portable, concorrente do DS, e adiar o lançamento do console PS3. A Sony projeta prejuízo de 200 bilhões de ienes para sua unidade de videogames neste ano fiscal.


Os analistas antecipavam lucro de 155 bilhões de ienes para a Nintendo, com base na média das projeções de 17 corretoras, compiladas pela Reuters Estimates.


A melhora nas previsões "enfatiza a força do DS e o fato de que o Wii começou bem sua trajetória", disse Hiroshi Kamide, analista da KBC Securities.


As ações da Nintendo fecharam com alta de 2,4 por cento, cotadas a 29.150 ienes em Tóquio, depois que a empresa anunciou suas novas projeções, ante uma queda de 1,7 por cento no mercado em geral. As ações da Sony caíram em 2 por cento, para 5.440 ienes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário